COVID-19

Informações Importantes

INFORMAÇÕES GERAIS

O Centro Médico Casagrande entende a seriedade do momento em que não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro está passando. E é nosso papel tomar todos os cuidados necessários para ajudarmos no controle. Não é o momento de pânico, mas de calma e seguirmos as orientações que os órgãos especializados, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)  estão nos passando.

Pensando no cuidado e na segurança de nossas crianças, compreendemos a importância do atendimento contínuo delas na busca pela infância saudável. Assim, para mantermos o funcionamento dos atendimentos, nós tomamos algumas medidas importantes:

  1. Fechamento temporário da Unidade do Taguatinga Shopping, a partir de 24/03/2020;

  2. Vamos fazer mais perguntas por telefone, sobre o estado de saúde das crianças;

  3. Cancelamento da rotina para as crianças que estejam bem e que não precisam da rotina pontualmente nessas próximas semanas;

  4. O horário dos atendimentos está mais espaçado, para que não ocorram atrasos;

  5. TODAS as consultas serão atendidas no horário marcado;

  6. Apenas um acompanhante deve vir ao consultório. Caso venham + de um acompanhante, 01 deles deverá permanecer fora da clínica;

  7. Em nenhuma hipótese terá acúmulo de pessoas na clínica. Caso comecem a acumular, o condomínio disponibilizou locais no hall do prédio para aguardarem em local mais arejado e com mais espaço;

  8. Em caso de tosse, venham usando máscara desde sua casa;

  9. Temos álcool em gel disponível em vários locais da clínica. Além de locais para lavagem de mãos;

  10. TODOS os médicos da clínica estão disponíveis para o teleatendimento. Informações pelo telefone;

  11. Alguns médicos estão fazendo atendimento domiciliar. Informações por telefone;

  12. Horários especiais para atendimento ao recém-nascido e a gestante. Marcações pelo telefone.

VACINAS

É super importante que as crianças sejam vacinadas e sigam o calendário de imunização para evitar a propagação de outras doenças.

  • Continuaremos atendendo a demanda na porta, tomando os cuidados recomendados pela OMS;

  • Estamos fazendo atendimento em domicílio conforme nossa disponibilidade. Agendamento pelo telefone. 


ACOMPANHAMENTO MÉDICO

O acompanhamento médico especializado é essencial para a saúde. E em meio a uma pandemia, o que fazer? Nossas recomendações baseadas nas orientações da SBP, por Drº Willian Casagrande:

  • RECÉM-NASCIDOS: A primeira consulta NÃO pode ser adiada! O acompanhamento do peso, amamentação, entre outros, são pontos que devem ser minuciosamente avaliados! Estabeleça um vínculo com seu pediatra, algumas coisas ele pode intervir a distância! Mas não deixe de ir à primeira consulta, que deve ocorrer entre 5 a 10 dias após o nascimento. Verifique na clínica, um horário especial para esse atendimento.
  • Consultas de rotina de crescimento e desenvolvimento das crianças maiores, cujas consultas já estão mais espaçadas e que não possuem nenhuma doença associada, prefira o TELEATENDIMENTO com o pediatria do seu filho(a)! Mesmo a distância, o médico que conhece seu filho, pode ajudar, tranquilizar e intervir!
  • Bebês e crianças que precisam de atendimento especializado, que ainda não tem diagnóstico fechado, NÃO devem adiar a consulta. Nos pequenos, a intervenção precoce é muito importante, e pode fazer total diferença.
  • Bebê e crianças que já iniciaram acompanhamento especializado, estão em tratamento ou investigação diagnóstica, recomendamos que NÃO adiem a consulta. Pondere se o TELEATENDIMENTO é possível.
  • NÃO adiar a vacinação! Outras doenças podem aparecer! Nos grandes centros, os postos de saúde estão adiando a vacinação de rotina, mas tão logo, seja normalizado, procurar o posto para regularizar o cartão da criança. Se tiver condições, procure um serviço de imunização da rede privada. Vacinação em dia, é essencial para uma infância saudável! Inúmeras doenças são preveníveis com a vacinação! Outras doenças associadas em meio a uma pandemia, podem piorar ainda mais a situação.

    Por fim, e não menos importante:
    Tomem os cuidados necessários: consulta com hora marcada, apenas um acompanhante, lavar as mãos, uso de álcool em gel e uso de máscaras já ao sair de casa, conforme recomendações do ministério da saúde. Por aqui, estamos orientando previamente e seguindo essas orientações acima!

 


ACOMPANHAMENTO MÉDICO PARA  GESTANTES

O acompanhamento médico especializado da Gestante em meio a uma pandemia! O que fazer? Nossas recomendações por Drª Cynthia Casagrande:

  • GESTANTES: NÃO adiem o pré-natal! O acompanhamento da gestação, é primordial! Já é no pré-natal, que se acompanha o desenvolvimento do bebê. A gestação saudável, ou mesmo a identificação da gestação de alto risco, só é possível com acompanhamento médico. Se informe na clínica, de um melhor dia e horário para o seu atendimento, mas não deixe de realizar o acompanhamento.
  • GINECOLOGIA: por vezes existem problemas ginecológicos acontecendo, em que uma avaliação presencial se faz necessário. Em outros momentos, é preciso também fechar diagnósticos. Portanto, se você está com algum sintoma, em investigação diagnóstica, ou em tratamento, NÃO ADIE sua consulta. Caso já esteja em acompanhamento, pondere se é possível o TELEATENDIMENTO.

    Estamos adotando:
    consulta com hora marcada, apenas um acompanhante, lavar as mãos, uso de álcool em gel e uso de máscaras já ao sair de casa, conforme recomendações do ministério da saúde.

 


GESTAÇÃO E VACINAÇÃO

Na gestação, 03 vacinas não devem deixar de serem feitas, sendo.

  • A vacina dTpa pode ser feita a partir da 20ª semana de gestação! Essa vacina é recomenda em todas as gestações, pois além de proteger a gestante, ela também permite a transferência de anticorpos da Bordetella pertussis ao recém nascido, protegendo-o nos primeiros meses de vida, até que possa ser imunizado .
  • Hepatite B – recomendada em todas as gestantes susceptíveis.
  • Influenza (vacina contra gripe). A gestante é grupo de risco para as complicações da infecção pelo vírus influenza. A vacina está recomendada nos meses da sazonalidade do vírus, mesmo no primeiro trimestre de gestação.

    Converse com seu obstetra! Não deixe de se proteger!

 

Unidade Águas Claras

Ed. Albany Medical Center
Rua 05 Norte, Lote 03, Loja 17 (Térreo)
Águas Claras

+ 55 61 3797 8007
+ 55 61 98330 0046

segunda a sexta: 08 às 18h
sábado: 08 às 12h

Sala de Vacinas

Unidade Águas Claras
+ 55 61 3382 4540 | 3797 8007
+ 55 61 98330 0046


Orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Fonte: SBP

Considerando o avanço da epidemia de COVID-19, no Brasil, determinações das autoridades sanitárias e entendimento do Conselho Federal de Medicina (CFM), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) esclarece aos seus associados que:

1. De acordo com gestores dos serviços, nos hospitais (públicos e privados) podem ser suspensos atendimentos eletivos (consultas, procedimentos, exames e cirurgias) para reduzir a circulação de pessoas nestes locais e não contingenciar leitos de internação e unidades de terapia intensiva (UTI);

2. Nos consultórios privados, a atuação dos pediatras deve acontecer segundo orientações das autoridades locais e respeitando as normas de higienização, proteção individual e de restrição de contato preconizadas;

3. As consultas devem ser agendadas com maior espaçamento, para evitar aglomerações. A orientação dos pediatras é sempre importante para tranquilizar pais e pacientes;

4. Os consultórios devem disponibilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) conforme o tipo de atendimento e seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), disponíveis em https://bit.ly/2U6oWZX;

5. Nesse momento de crise, o funcionamento desses consultórios pode ser um fator importante para desafogar os prontos-socorros e hospitais da demanda de crianças e seus responsáveis em busca de ajuda para solucionar problemas sem relação com a COVID-19; 6. As visitas hospitalares devem ser restritas em função do número de pessoas e do tempo de permanência;

7. Os pediatras e demais profissionais de saúde, com idade acima de 60 anos ou com co-morbidades, devem redobrar a atenção com a segurança de saúde, pois integram grupos de maior risco;

8. Toda a população – em especial os profissionais da saúde e integrantes de grupos de risco, de acordo com as normas vigentes – deve ser vacinada contra influenza;

9. Os pediatras devem estimular nos pacientes e seus familiares a adoção de medidas para prevenir contágio pela COVID-19, com especial foco em ações de higienização, proteção individual e restrição de contato.

A SBP alerta os pediatras para que acompanhem às orientações oficiais sobre o enfrentamento da epidemia de COVID-19, as quais são regularmente atualizadas. Trata-se de um momento grave e de alto risco para a vida e a saúde de crianças e adolescentes que exigira de todos os especialistas o máximo de empenho e dedicação.

A atuação dos pediatras nas consultas eletivas, em consultórios, é extrema importância nesse momento de crise. Ao acolher as crianças e adolescentes, bem como seus pais, poderão tirar dúvidas e cuidar de outros problemas de saúde dessa população, afastando-os de hospitais e prontos-socorros, onde o risco de contágio pelo coronavírus é maior.

De antemão, a SBP agradece a todos os pediatras brasileiros que, independentemente de quaisquer transtornos pessoais e profissionais, já dando e darão o seu melhor para enfrentar essa emergência epidemiológica, a qual somente será superada com o envolvimento de todos.

Rio de Janeiro (RJ), 21 de março de 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA
Gestão 2019-2021

 

All Devices

Centro Médico Casagrande - ©2019
design by The Red Studio